Saúde

7 Passos para Ganhar Massa Muscular

passos para ganhar massa muscular
Written by Redação Multidea

O banho de massa muscular é o desejo e o principal objetivo de quem se alimente bem e pratica musculação ou outra atividade física.

Além de ser excelente para a composição corporal, o ganho de massa acaba vindo junto com a perda de massa de gordura.

Apesar de não necessariamente significar perda de peso, os resultados para o ganho de massa muscular podem ser excelentes para pessoas de todos os níveis físicos.

Além disso, é uma maneira de buscar ter uma vida mais saudável e, consequentemente, melhor autoestima e qualidade de vida. Para que isso aconteça, uma dieta equilibrada é indispensável.

A seguir, vamos explorar 7 passos para ganhar massa muscular e, com essas informações, você poderá mudar o seu estilo de vida e a forma que lida com a saúde.

Como ganhar de forma saudável

O ganho de massa muscular, para ocorrer de uma forma saudável, precisa ser muito bem acompanhado por um profissional – tanto na área de nutrição quanto na área dos treinos e demais cuidados com a saúde.

É importante entender essa importância de realizar um processo de ganho saudável para evitar aumentar a massa de gordura corporal ou até mesmo ter um efeito contrário, e não saudável, do esperado.

Sem o devido acompanhamento, as chances de ter resultados negativos são muito maiores, portanto, não deixe de pensar em sua saúde ao realizar o processo de ganho de massa muscular e busque profissionais para te acompanhar em cada etapa.

Consumo de nutrientes de forma balanceada

A nossa alimentação é parte crucial no processo de ganho de massa muscular, afinal, se fosse apenas os treinos tudo seria muito mais simples e os resultados viriam mais rápidos.

Por isso, a nutrição será parte fundamental para que o paciente alcance seus objetivos. Neste caso, é importante se certificar de que está consumindo a quantidade de nutrientes certa para as suas necessidades, sempre de forma balanceada.

É preciso ter um equilíbrio no consumo de proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais, que são ajustados pelo nutricionista atendendo as necessidades específicas de cada paciente.

Em alguns casos, podem ser indicados suplementos alimentares para garantir que os macros estejam sendo alcançados diariamente, como é o caso do Whey Protein, muito comum entre aqueles que praticam a musculação, assim como a creatina e outros.

Aumente a quantidade de calorias de alimentos com valor nutricional

Para que você consiga ganhar massa muscular de maneira eficiente, é importante aumentar o seu consumo calórico diário, ou seja, é preciso consumir mais calorias do que o seu corpo irá queimar.

Mas, não é tão simples assim, afinal, não é apenas aumentar as quantidades para conseguir o tão sonhado ganho de massa. Esse aumento deve acontecer com qualidade, ingerindo alimentos que irão beneficiar o seu ganho de massa e ainda irão ser positivos para a sua saúde.

Entre esses alimentos, temos os legumes, as frutas, grãos variados, gorduras boas e proteínas magras.

Alimentos processados, considerados calorias vazias, devem ser evitados, assim como o açúcar e o álcool.

Beber bastante água é importante

O consumo de água é fundamental para o nosso corpo, e a hidratação na quantidade certa irá contribuir para diferentes funções corporais, como o transporte dos nutrientes para as células musculares e também a remoção de resíduos metabólicos.

E não podemos esquecer que, com a prática de atividades físicas frequentes, acabamos suando muito mais – o que é um sinal de que estamos perdendo líquido. Por isso, o consumo de água deve ser constante e na quantidade certa para não desidratar o corpo durante a prática intensa de atividades físicas.

Procure dormir bem

O sono tem grande influência no ganho de massa muscular, afinal, é neste momento que o nosso corpo irá se recuperar do dia. Sem a quantidade adequada de sono diariamente, onde o corpo estará liberando hormônios de crescimento e promovendo a reparação muscular, seu corpo não conseguirá se desenvolver como o esperado.

Por isso, se preocupe com o tempo de sono que você tem diariamente, assim como o horário que vai dormir à noite.

Faça atividade física

Obviamente, o ganho de massa muscular será intensificado com a prática de atividade física, sendo o mais comum a musculação para alcançar esse objetivo – mas, a prática de esportes e outros exercícios também irão surtir efeito se houver uma boa alimentação.

Busque aquilo que lhe agrade, afinal, manter a constância é importante para ver os objetivos sendo alcançados.

Consuma boas fontes de proteínas

Proteínas são excelentes para o ganho de massa e devem estar presente em boas quantidades em uma dieta balanceada.

Muitas pessoas costumam suplementar a proteína, como é o caso do Whey Protein, em casos onde não é feito o consumo suficiente deste nutriente no dia a dia.

Entre as boas fontes de proteínas, temos o peito de frango, ovos, derivados do leite e muitos outros.

Alimentos com boas fontes de alta densidade calórica

Por fim, para garantir que os objetivos sejam alcançados, é importante pensar em boas fontes de alta densidade calórica. Para isso, incluir certos alimentos desse tipo em sua dieta é uma boa maneira.

Neste caso, você consumirá alimentos que contenham mais calorias em quantidades pequenas – mas, sem abrir mão da qualidade dos alimentos, afinal, a saúde também deve ser uma prioridade.

Entre os alimentos que se encaixam nessa categoria, temos o abacate, o azeite de oliva e os carboidratos mais densos como a batata.