Tecnologia

Como escolher os componentes eletrônicos ideais para seu projeto

Written by Equipe Multidea

Para saber como e onde comprar componentes eletrônicos é necessário avaliar as características do seu projeto e observar se os itens atendem os requisitos essenciais para os seus objetivos. Realizar essa tarefa é extremamente importante para garantir que o circuito apresente o desempenho necessário durante o funcionamento. 

Devido à grande quantidade de componentes existentes, é comum que muitos criadores se percam e não saibam quais itens escolher. Caso não se tenha cuidado com esse ponto, a escolha dos itens incorretos pode levar ao mau funcionamento da parte eletrônica e, dessa forma, evitar que o projeto apresente o desempenho desejado.

O que são componentes eletrônicos?

Os componentes eletrônicos são peças capazes de realizar a transmissão de uma corrente elétrica via condutor ou por meio de um semicondutor. Independente da complexidade e objetivos do sistema, é necessário ter a presença desses itens para que todo o circuito funcione adequadamente.

Há duas divisões para os componentes eletrônicos: os passivos e os ativos. O primeiro tipo são aqueles que não conseguem criar energia no sistema, mas consegue armazená-la, como no caso dos capacitores, resistores e indutores. Os ativos, por outro lado, conseguem gerar energia para o sistema, um exemplo disso é o transistor – componente este extremamente conhecido na composição de diversos circuitos elétricos. 

Como escolher os componentes eletrônicos certos?

A realização da escolha dos componentes eletrônicos corretos é feita quando se analisa tanto as características desses itens como também as necessidades que o projeto precisa cumprir. Junto a isso, é preciso ter a certeza de que os itens estarão no padrão de qualidade necessário para a criação do sistema.

Caso você deseje um projeto que precise de um tempo de resposta muito rápido, por exemplo, é preciso escolher os componentes adequados para essa exigência. Para verificar isso, é preciso observar as descrições do item desejado e ver se os valores estão de acordo com suas demandas.

Fatores críticos na escolha dos componentes

O fator mais crítico a se avaliar na escolha dos componentes é a qualidade deles. Não é incomum que criadores relatem problemas, como a baixa qualidade ou a compra de itens falsificados e, por isso, é preciso estar atento à reputação da loja fornecedora escolhida a fim de garantir uma boa compra.

É preciso lembrar que a qualidade de itens exigida depende do tipo de projeto que se deseja fazer. Logo, para os casos em que se deseja um circuito que dure bastante tempo, é preciso procurar por componentes mais resistentes dos que o comum a fim de proporcionar a durabilidade desejada.

O que levar em consideração na hora de escolher componentes eletrônicos?

Inicialmente, deve-se considerar os fabricantes dos componentes juntamente com as características elétricas e a durabilidade. Através disso, é possível garantir a presença de componentes que satisfaçam as demandas do projeto que será criado e garantir que ele fique em bom estado por bastante tempo.

Vale dar um destaque às características elétricas, já que elas são os pontos que revelarão como será o desempenho do componente no circuito montado. Medidas como tensão, tempo de resposta, precisão e potência são exemplos bem conhecidos de parâmetros elétricos indispensáveis para serem avaliados para a escolha de bons componentes eletrônicos.

Como ter certeza de que estou comprando componentes eletrônicos de qualidade?

Avalie se os materiais que compõem o componente eletrônico analisado são bons para que ele execute a função adequadamente. Dessa forma, é possível saber se aquele item desempenha a atividade bem e se o seu sistema não impedirá a boa funcionalidade dele.

Junto a isso, também deve-se avaliar a reputação da loja ou fornecedor que oferece o componente. Busque por relatos de profissionais que já realizaram a compra e testaram o item a fim de ter uma noção maior do seu funcionamento e se o padrão de qualidade está nas exigências de seu projeto.

Onde encontrar os componentes que preciso?

A Eletrogate é o melhor local para comprar componentes eletrônicos de qualidade e com a confiança que seu projeto precisa. Sempre prezamos pela boa experiência do cliente e por meio de toda a nossa estrutura, certamente você encontrará o item que seu sistema precisa para demonstrar o funcionamento mais adequado!

Temos mais de 10 anos de experiência vendendo componentes eletrônicos para os mais diferentes setores da elétrica como arduíno, robótica e Automação Residencial no Brasil. Todo esse tempo de atuação nos permitiu confeccionar um catálogo bem vasto e interessante com diversas opções para os mais variados tipos de circuitos. 

Sabemos muito bem como é difícil saber onde comprar componentes eletrônicos devido às grandes dificuldades relatadas pelos criadores de circuitos. Por isso, conte com os produtos da Eletrogate para conseguir dar vida ao seu projeto com segurança e garantia de qualidade desejada.