Tecnologia

Estratégias para implementar SAST e DAST com eficiência

Written by Equipe Multidea

Com a constante evolução de SAST e DAST, novas ferramentas surgiram para se adaptarem a um mundo tecnológico em constante mudança, onde novos perigos de segurança digital surgem constantemente.  Desenvolvedores de aplicações, pequenos ou grandes, devem se adaptar a essas mudanças, devido aos diversos riscos presentes no ambiente virtual atualmente.

Essas novas ferramentas, com o intuito de oferecer maior integração durante todo o desenvolvimento de uma aplicação, se tornam cada vez mais essenciais, tornando a escolha da mais ideal para um projeto um tópico de extrema importância.

O que é SAST?

Static Application Security Testing, também conhecido como SAST, é uma técnica de segurança de software realizada de maneira estática, durante a fase de desenvolvimento do código-fonte. 

O SAST tem o intuito de buscar vulnerabilidades e falhas de segurança. Junto a isso, previne possíveis quebras no código sem a necessidade da execução do aplicativo em um ambiente de produção.

O que é DAST?

Dynamic Application Security Testing (DAST), ao contrário do SAST, é uma abordagem de testes de segurança realizada de maneira dinâmica, realizada durante a execução de uma determinada aplicação. 

DAST, em vez de analisar o código-fonte, tem o intuito de simular ataques reais com o intuito de identificar vulnerabilidades, como injeções SQL, cross-site scripting, entre vários outros possíveis ataques.

Benefícios de usar SAST e DAST em conjunto

O uso simultâneo das técnicas SAST e DAST, oferecem uma cobertura abrangente, conseguindo a identificação precoce de falhas de segurança antes de um aplicativo entrar em contato com o público.

A utilização em conjunto também oferece uma validação dobrada da eficácia das correções aplicadas após a análise dos resultados, além da redução significativa de possíveis falsos positivos. O SAST pode realizar a verificação inicial, enquanto o DAST confirma a possibilidade de uma vulnerabilidade real – assim, garantindo uma proteção em camadas.

Evolução de SAST e DAST

Com o progresso na computação e a transição para a nuvem, flexibilidade e escalabilidade se tornaram pontos-chave no futuro. A evolução de SAST e DAST se tornou necessária para poder acompanhar as demandas de um novo ambiente de desenvolvimento.

Esse novo ambiente trouxe novas preocupações, com uma maior exposição a ataques maliciosos devido a vários projetos e aplicações se situarem primariamente na nuvem, um ambiente mais sensível a diversos ataques.

Com isso, veio a demanda de ferramentas SAST e DAST que se alinhassem com o modelo modernizado de estruturação da nuvem. Além de, também, cada vez mais integrados e automatizados, oferecendo constante suporte em todos os níveis de produção de uma aplicação. 

Otimizando o uso de SAST e DAST

A otimização do uso dessas técnicas se torna cada vez mais possível devido à constante evolução de SAST e DAST. Isso inclui novas ferramentas e tecnologias em prol de oferecer suporte para essas práticas.

Formas nas quais a otimização ocorre são derivadas da automatização e constante monitoria durante todo o processo realizado. Utilizando do constante feedback para melhor monitoria dos dados recebidos durante os testes, evitando ainda mais falsos positivos e vulnerabilidades detectadas.

Várias ferramentas existem em prol de otimizar esses processos, como serviços de varredura na nuvem constante, verificação em tempo real de um código estático ou de constante feedback de todo o processo de desenvolvimento do aplicativo.

Melhores práticas para segurança de software

Integração cada vez se torna uma questão chave para a segurança de software, com desenvolvedores tendo uma linha de comunicação clara com as ferramentas de suporte SAST e DAST sendo algo essencial, onde os dados oferecidos são relevantes e quantificáveis. 

A Rainforest é uma plataforma com todas as ferramentas que você precisa para ter segurança, onde tudo se encontra integrado em apenas um sistema, oferecendo serviços SAST quanto DAST, se torna cada vez mais relevantes onde evolução e modernização são a chave para a segurança no futuro.

Em conclusão, torna-se claro a necessidade da utilização das técnicas de revisão de segurança SAST e DAST em todo o processo de desenvolvimento, garantindo segurança para equipes que desejam introduzir suas aplicações em um ambiente virtual, que mesmo com profundo potencial, carrega diversos riscos. Conte com a Rainforest, que se torna cada vez mais necessária nesse cenário sempre em evolução.