O principal objetivo do protocolo de transferência de hipertexto (HTTP) é se comunicar com servidores da web. HTTP 3 e os avanços anteriores no protocolo de rede HTTP têm como objetivo melhorar o desempenho geral de servidores da web que executam aplicativos comuns que consomem muitos recursos, incluindo:
Relacionado: Primeiros passos com hospedagem compartilhada
- Sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMSs), como WordPress e Drupal;
- Aplicativos de compartilhamento de arquivos auto hospedados, como Nextcloud e ownCloud;
- Muitos outros casos de uso são possíveis com hospedagem de servidor Linux.
Conforme nos estabelecemos em 2022, as tecnologias mais novas se tornarão mais padronizadas e necessárias para acompanhar as demandas atuais dos usuários por velocidade e segurança cibernética:
Protocolo HTTP 3
- Segurança da Camada de Transporte (TLS) 1.3
- DNS-over-HTTPS (DoH) e Indicação de nome de servidor (SNI)
- Indicadores de marca para identificação de mensagem (BIMI)
- Unidades Express de Memória Não Volátil (NVMe)
- Automação de TI com Ansible e Kubernetes
O que são protocolos de rede HTTP?
Conforme declarado anteriormente, o HTTP tem sido à base das comunicações entre nossa World Wide Web por mais de três décadas. Em 1999, o HTTP/1.1 tentou otimizar o uso da largura de banda da rede com conexões “keep-alive” para lidar com o avanço da tecnologia de hardware.
Isso permitiu que os clientes reutilizassem conexões TCP (Transmission Control Protocol) para várias solicitações e economizassem tempo com a transmissão de dados. Ainda assim, apenas uma solicitação pôde ser resolvida de uma vez. Eventualmente, o site médio precisava de melhor manuseio de recursos do que o HTTP/1.1 poderia oferecer. A web começou a usar várias conexões TCP simultâneas para um único nó para compensar. Isso anulou os benefícios originais do conceito de “manter vivo”.
Em 2015, o HTTP/2 introduziu fluxos HTTP que permitem várias trocas na mesma conexão TCP simultaneamente. O problema era que os problemas de perda de pacotes de uma única solicitação resultariam na perda de pacotes em outras solicitações transmitidas ao mesmo tempo.
Isso resulta no bloqueio head-of-line (HOL), um problema de rede em que um conjunto de pacotes é interrompido pela ausência de um pacote na camada de transporte. HTTP 3 é a próxima tentativa de corrigir esse problema.
O que são HTTP 3 e QUIC?
A especificação HTTP 3 é um trabalho em andamento pela Internet Engineering Task Force (IETF) desde 2018. Seus recursos são semelhantes aos do HTTP/2. A principal diferença é que ele utilizará o protocolo de rede QUIC do Google sobre o protocolo UDP (User Datagram Protocol), não o TCP.
UDP é geralmente mais rápido do que TCP porque não há verificações e balanços garantindo que todos os pacotes sejam recebidos. Este não é um problema para as atividades que podem ser restritas ou força diminuída por problemas de desempenho de rede:
- Streaming de multimídia;
- Assistir a vídeos no YouTube ou Vimeo (HD, 4K, 5K, etc.);
- Jogos multijogador online;
- Aplicativos de voz sobre IP (VoIP), incluindo Zoom e Jitsi.
O que é QUIC?
QUIC oferece retransmissão de pacotes e outros recursos semelhantes ao TCP para melhor confiabilidade para complementar a velocidade do UDP. Mas, ao contrário dos fluxos HTTP/2, os fluxos QUIC são separados para mitigar os efeitos da perda de pacotes e do bloqueio HOL. O QUIC também usa TLS 1.3 para criptografia e autenticação. Resumindo:
- Uma conexão QUIC é enviada para uma porta UDP e endereço IP;
- Uma conexão estabelecida é então associada a um ID de conexão;
- Solicitações e respostas HTTP são trocadas dentro dessa conexão QUIC.
Por que HTTP 3 é importante?
O suporte a HTTP 3, às vezes chamado de H3, mostra um esforço proativo para proteger seus dados de nuvem e oferecer a melhor experiência de usuário (UX) possível para visitantes online e clientes de comércio eletrônico.
Sites dinâmicos complexos construídos com CMSs e grandes bancos de dados, sem dúvida, se beneficiam ao máximo com HTTP 3. Para alguns proprietários de empresas, isso pode até negar a necessidade de um serviço de rede de distribuição de conteúdo (CDN).
A partir de agora, ele só será usado com conexões de domínio criptografadas (HTTPS ou porta 443). Há uma iniciativa conjunta para implementação ampla, incluindo:
- Navegadores da web para desktop mais populares;
- Servidores web comuns (por exemplo , Apache , NGINX e LiteSpeed);
- Cloudflare;
- Aplicativos de interface de linha de comando (CLI), como curl.
Como adiciono HTTP 3 a sites?
As opções de implementação dependem do ambiente de hospedagem do seu servidor.
Redes de distribuição de conteúdo (CDNs)
Cloudflare é atualmente o método mais fácil para qualquer pessoa que use o serviço CDN. O Cloudflare está permitindo gradualmente que mais usuários habilitem HTTP 3 (com QUIC) em suas configurações de rede com o clique de um botão de alternância.
QUIC.cloud é um novo serviço CDN que oferece suporte HTTP 3.
Servidores Gerenciados por cPanel
O cPanel não tem um módulo EasyApache para HTTP 3 no momento. As atualizações certamente serão anunciadas no blog do cPanel .
Servidores de nuvem Linux não gerenciados
Aqui estão às últimas novidades sobre os três servidores da web Linux mais populares:
O LiteSpeed tem suporte HTTP 3 habilitado por padrão. Você só precisa abrir a porta 443/UDP.
O suporte NGINX HTTP 3 é atualmente um trabalho em andamento com uma atualização definida para março de 2021.
O Apache ainda não divulgou uma palavra oficial sobre o suporte HTTP 3.
Você pode testar seu site para suporte HTTP 3 com scanners HTTP 3 da Geekflare ou LiteSpeed .
Como faço para usar HTTP 3 em navegadores da Web?
Os usuários do Chrome podem digitar chrome://flagsna barra de endereço e ativar o protocolo QUIC Experimental .
Os usuários do Firefox devem digitar about:config na barra de endereço e definir “network.http.http3.enabled” como true.
Os usuários do Safari precisarão habilitar o menu Desenvolver antes que a opção seja exibida em “Recursos experimentais”.
Para outros navegadores de nicho (por exemplo, Brave, Falkon, Opera), verifique com seus respectivos desenvolvedores as atualizações.
Depois de habilitar o HTTP 3 em seu navegador, visite um site usando HTTP 3 e abra as ferramentas de desenvolvedor do seu navegador. Na guia Rede, a coluna Protocolo deve indicar “HTTP 3” ou “http2 + quic”.
Você deve primeiro clicar com o botão direito do mouse na célula Arquivo para exibir a coluna “Protocolo”.
Os usuários da CLI terão que construir uma versão experimental do curle simplesmente adicionar –http3 no final das consultas.
O que devo fazer sobre HTTP 3?
Aqui está uma lista de tarefas para sua frase de chamariz (CTA):
- Instale um certificado SSL;
- Force seus sites a usar o certificado SSL por meio da configuração do servidor ou das configurações do aplicativo;
- Verifique se o seu site está usando HTTP/2
- Pergunte ao seu provedor de hospedagem a melhor maneira de implementar HTTP 3 com o seu servidor web.