Principais transtornos mentais na infância: Uma das pautas muito ignoradas, porém de tamanha importância, seriam os principais transtornos mentais na infância. Muitos pais ficam com medo do assunto ou de pensar sobre isso. No entanto, para a felicidade e saúde dos filhos, é necessário se educar sobre. Por mais que pareça, existem vários casos que são negligenciados pela falta de atenção parental.
Sendo assim, neste artigo falaremos mais sobre quais são os principais transtornos mentais na infância e como funciona o acompanhamento psicológico dos pequenos. Afinal, pode parecer um processo que bota medo nos pais e causa confusão nas crianças. Porém, não precisa ser tão difícil assim, basta aprender sobre.
Segundo estudos feitos por pediatras profissionais, até 20% das crianças e adolescentes têm um transtorno mental diagnosticável que causa incapacidade. E com o avançar da idade mais crianças desenvolvem um ou mais transtornos. Por isso, a pauta sobre os principais transtornos mentais na infância é de extrema importância.
Dito isso, continue lendo nosso artigo. Relataremos os principais casos, como funcionam esses transtornos e como ocorre o acompanhamento das crianças e adolescentes. Para pais, educadores e responsáveis em geral, é ideal ter um conhecimento maior sobre o tópico para que as crianças não estejam excluídas.
Principais transtornos mentais na infância: Quais são?
Grande parte dos transtornos presentes na infância possuem características em geral, como atrasos ou interrupções em seu processo de desenvolvimento de pensamentos, comportamentos e habilidades sociais.
Por conta de ainda estar em desenvolvimento, crianças podem ter uma dificuldade ainda maior de administrar suas emoções se possuem algum transtorno. Para que sua saúde mental não piore, é recomendável estudar sobre os principais transtornos mentais na infância e entender quais são os principais sinais. Siga a leitura e veja!
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, também conhecido como TDAH, é um dos transtornos mentais mais comuns nos pequenos. Ele é considerado um transtorno de neurodesenvolvimento e ocorre primeiro na infância, porém pode ter efeitos no indivíduo durante toda sua vida.
Há características gerais que podemos atribuir ao TDAH nas crianças, sendo algumas delas:
- Dificuldade em realizar tarefas por completo ou focar nelas até seu término;
- Não conseguem ter concentração em atividades que demandam uma atenção alta;
- Ficam distraídas facilmente com barulhos e situações que ocorrem no ambiente que estão;
- Não consegue ficar sentado por muito tempo sem mexer-se;
- Tem dificuldade de prestar atenção, mesmo quando alguém está falando direto com ela.
O tratamento do TDAH ocorre principalmente com o medicamento chamado Venvanse (bula). Ele tem o principal objetivo de melhorar a concentração. Porém, entenda que esse é um medicamento que deve ser comprado apenas após a prescrição de um psiquiatra ou um psicólogo.
Transtornos de Ansiedade na Infância e Adolescência
Outro caso comum durante a infância é a ansiedade. Sendo um dos principais transtornos mentais na infância, esse transtorno pode causar sérios problemas para a criança. Ela pode ter dificuldades em se relacionar, pois se sente socialmente ansiosa ou ter dificuldade em seu dia-a-dia, pois não se sente confortável em diversas situações.
Os principais hábitos de crianças e adolescentes que sofrem com o transtorno de ansiedade seriam:
- Alterações bruscas de apetite, sendo que a criança não tem mais vontade de comer;
- Queda no seu rendimento escolar, sem explicações;
- Sem motivação para realizar tarefas, ir para escola, brincar, etc.;
- Dores de cabeça frequentes;
- Medo ou preocupação excessiva sobre situações pequenas ou aparentemente inofensivas.
O tratamento deve ser feito com acompanhamento profissional. No entanto, é comum que sejam receitados doses de ômega 3. Isso porque ele pode estimular a produção de neurotransmissores, que acabam combatendo a ansiedade e depressão.
Transtorno disruptivo de desregulação do humor
Por fim, um dos principais transtornos mentais na infância seria o transtorno de desregulação do humor. O principal sintoma é a passagem de um estado de humor para o outro de forma repentina. Ou seja, a criança acaba ficando muito feliz e então fica com muita raiva ou uma tristeza intensa.
Caso esse transtorno não tenha acompanhamento psicológico, ele pode se desenvolver em bipolaridade na adolescência ou na vida adulta. Sendo assim, agora que você já conhece quais são os principais transtornos mentais na infância, preste atenção em seus pequenos e nos hábitos deles e garanta uma saúde mental saudável para eles!