Tecnologia

Saiba as vantagens de usar a gamificação na educação

Written by Equipe Multidea

Muito se fala sobre a gamificação da educação e sua aplicação, diante de todos os benefícios que a prática pode proporcionar. Afinal, essa é uma metodologia inovadora e que pode gerar excelentes resultados no aprendizado dos alunos.

É importante saber que, com a aplicação de elementos lúdicos na educação, os alunos estarão mais engajados em aprender e, ainda, pode-se ter maior aproveitamento do conteúdo. No entanto, é necessário conhecer as vantagens da gamificação na educação antes de qualquer coisa.

Qual é o conceito de gamificação?

O conceito de gamificação se resume ao aprendizado através da aplicação de elementos lúdicos e do sistema de bonificação dentro da sala de aula. Essa inovação no cenário educacional permite que os alunos fiquem mais engajados em aprender o conteúdo.

Ou seja, o principal objetivo é engajar os participantes da atividade de forma extremamente eficaz e divertida. Logo, sua aplicação pode auxiliar em diversos cenários, principalmente o educacional, que lida constantemente com dúvidas sobre a absorção de conceitos dos alunos.

Como surgiu a gamificação?

A grande popularidade do termo gamificação somente ocorreu através de um TED Talks realizado por Jane McGonigal em 2010, que explicou como a abordagem poderia transformar o mundo em um local melhor.

No entanto, as ideias que sustentam a prática surgiram lá em 1970, por causa da necessidade dos profissionais que programavam e desenvolvem softwares. O desejo de tornar esse processo mais eficiente foi o que deu início às ideias da gamificação.

Vantagens da gamificação na educação

As vantagens observadas com o uso da gamificação na educação costumam ser uma melhora no modo com o qual os alunos se relacionam com o ato de entender determinado conceito. Logo, isso significa que o aprendizado e o seu devido uso pode se tornar um processo mais interessante e prazeroso aos estudantes.

Junto a isso, a gamificação da educação ajuda bastante a reconhecer os esforços dos alunos mais dedicados. Assim, além de poder deixá-los motivados através de recompensas adequadas, é possível incentivar os outros participantes a darem o melhor de si para também obterem os méritos.

Principais elementos da gamificação da educação

Os elementos principais para efetuar uma boa gamificação na educação são diversos, mas todos se concentram em mostrar ao estudante que vale a pena prestar atenção no conteúdo.

Como cada um deles poderá ser utilizado de maneira diferente a depender das características daquela sala de aula, cabe conferir todos atentamente para futura aplicação. Os principais elementos incluem:

  • Curiosidade;
  • Progresso;
  • Feedbacks;
  • Tempo limitado;
  • Equipes;
  • Desafios;
  • Distribuição de conhecimento;
  • Exploração;
  • Competitividade saudável.

Disponibilizar todas essas opções costuma ser uma tarefa bem difícil para os interessados em aplicar os conceitos na educação. Por isso, esteja atento para os recursos que você escolherá para garantir que a prática seja executável!

Como aplicar a gamificação na educação?

Para aplicar a gamificação da educação é preciso, inicialmente, conhecer as características da turma. Através dessa informação, você poderá escolher adequadamente as atividades e entender como elas se adaptarão para ver o conteúdo da maneira selecionada.

O segundo passo é contar com ferramentas apropriadas para guiar todo o processo de gamificação da melhor forma possível. Para isso, a gamefic oferece para você um serviço completo para te auxiliar com o uso dessa abordagem para seu ensino!

Por fim, é necessário ir aplicando todas as práticas aos poucos e avaliar o quão eficaz elas foram em determinado período. Ao tornar essas práticas e estudar a sua eficiência de maneira regular, é possível saber com antecedência e com bastante precisão se é preciso tomar uma atitude como trocar a atividade por outra, por exemplo.

Exemplos de gamificação na educação

O exemplo mais comum da aplicação de gamificação é a realização de quizes a respeito de determinado conteúdo. Por ser uma maneira mais simples, é uma opção muito recomendada quando se quer relembrar ou fortalecer a presença de um conteúdo na mente do estudante.

Utilizar enigmas também é uma forma muito interessante de aplicação da abordagem por exigir bastante raciocínio do estudante juntamente com um ótimo grau de trabalho em equipe. Assim, você incentivará seu estudante a utilizar mais da capacidade intelectual e fortalecer os vínculos com os colegas para a busca de uma resposta adequada.

Fica bem claro como a gamificação da educação é uma peça-chave para melhorar o envolvimento de muitos estudantes nos tempos atuais. Para fazer isso de forma confiável e eficaz, basta acessar o nosso site e conhecer o serviço que nós da Gamefic fornecemos para auxiliar nas práticas gamificadas!