Tecnologia Internet

Como criar pasta compartilhada no Google Drive?

criar pasta compartilhada no Google Drive
criar pasta compartilhada no Google Drive
Written by Redação Multidea

Você quer criar pasta compartilhada no Google Drive, mas não sabe como fazer isso? Então saiba que hoje vamos lhe ensinar passo a passo.

O Google Drive é uma das melhores soluções de armazenamento em nuvem, e permite que você compartilhe uma pasta específica com outras pessoas de algumas maneiras. Leia com a gente e descubra como criar pasta compartilhada no Google Drive no seu navegador ou aplicativo. Vamos lá!

Como criar pasta compartilhada no Google Drive pelo navegador?

Para saber como criar pasta compartilhada no Google Drive a partir do PC, conecte-se à página principal do Drive a partir do seu navegador, clique no botão “Ir para o Drive” e, caso ainda não tenha feito, faça login com sua conta do Google Play.

Agora, crie uma nova pasta, clique com o botão direito sobre ela, selecione a opção “Compartilhar” no menu que se abre e, na nova tela exibida e escolha a opção de compartilhamento de sua preferência:

  • Compartilhar com grupos e pessoas: permite compartilhar a pasta com usuários específicos, podendo optar por permitir apenas a visualização de seu conteúdo ou também permitir sua modificação, incluindo a criação de novos conteúdos;
  • Copiar link: permite que você compartilhe a pasta por meio de um link. Você pode escolher se deseja permitir o acesso apenas a usuários específicos ou a qualquer pessoa que conheça a URL da pasta. Mesmo se você escolher esta opção, você pode permitir que os usuários vejam apenas o conteúdo da pasta ou até mesmo modifiquem e criem novos conteúdos.

No primeiro caso, digite o nome ou endereço de e-mail da pessoa com quem pretende compartilhar a pasta no campo “Adicionar pessoas e grupos”, escolha a opção de seu interesse entre “Editor” e “Visualizador” e, caso queira notificar o usuário em questão de ter compartilhado uma pasta no Drive, coloque a marca de seleção ao lado da opção “Enviar notificações”.

Neste último caso, insira também qualquer mensagem no campo apropriado e clique no botão “Enviar/Compartilhar”.

Se, por outro lado, você optou por compartilhar a pasta por meio de seu link, optando pela opção “Restrita”, também neste caso você deve especificar as contas do Google das pessoas com quem deseja compartilhar a pasta e definir suas várias permissões (Editor ou Visualizador). Feito isso, selecione a opção “Copiar link” e comunique o endereço assim obtido a todas as pessoas para as quais você habilitou o acesso.

Como criar pasta compartilhada no Google Drive usando o aplicativo?

Para saber como criar pasta compartilhada no Google Drive usando smartphones e tablets, inicie o aplicativo Google Drive, pressione o item “Arquivo” (o ícone da pasta) localizado no menu inferior.

Agora, toque no ícone de três pontos relacionado à pasta a ser compartilhada, escolha a opção “Compartilhar” no menu que aparece e digite o nome ou endereço de e-mail da pessoa com quem deseja compartilhar a pasta no campo “Adicionar pessoas ou grupos”.

Feito isso, especifique se deseja permitir apenas a visualização ou mesmo a edição da pasta (escolhendo a opção de seu interesse entre “Editor” e “Visualizador”), adicione qualquer mensagem para anexar ao seu convite de compartilhamento no campo “Adicionar uma mensagem” e pressione no papel ícone do avião, para começar a compartilhar.

Se, por outro lado, você deseja compartilhar a pasta via link, pressione o ícone de três pontos relativo à pasta de seu interesse e selecione a opção “Compartilhamento via link” que está desabilitado, para ativar a função em questão e copiar o URL daquele você precisará se comunicar com todas as pessoas com as quais pretende compartilhar a pasta.

Para alterar as restrições relativas à visibilidade e modificação da pasta, pressione o ícone de três pontos e selecione o item “Detalhes e atividades”. Fácil, certo? Até a próxima!