FTP grátis é possível? Sim, e vamos lhe ensinar como! Em algum ponto ou outro, será necessário fazer upload (ou download) de arquivos do seu servidor. Mesmo se você usar o WordPress, há ocasiões em que você precisará ter acesso direto ao conteúdo do seu servidor.
Durante anos, o método de transferência de arquivos mais popular foi o File Transfer Protocol (FTP).
Artigos relacionados
- Hospedagem SSD vs HDD: Qual é a diferença
- O que é HTTP 3 e por que é importante?
- Primeiros passos com hospedagem compartilhada
Se você não tem FTP, é fácil de instalar, configurar e usar. E se você já teve uma longa paralisação de download no meio, sabe quanto tempo pode ser perdido recarregando desde o início. Uma das melhores coisas sobre o FTP é que ele pode continuar uma transferência de onde parou.
O que o FTP ganha em conveniência, falta em segurança. O FTP não está criptografado. Isso significa que o formato está aberto e os arquivos podem ser espionados em trânsito. Para usuários preocupados com a segurança, existem alternativas mais seguras para verificar.
Portanto, se você não gosta de FTP ou deseja algo mais rápido, seguro e flexível, existem muitas alternativas para a transferência de arquivos.
FTP grátis: Anote a raiz do seu documento
Mais importante ainda, para configurar adequadamente qualquer tipo de transferência de arquivos, é fundamental ter a raiz do documento certa.
A raiz do documento do seu site é o nível mais alto na hierarquia de arquivos. Será o diretório usado quando seu nome de domínio for acessado em um navegador. Para seus propósitos, você precisará ter a raiz do documento configurada corretamente ou estará enviando arquivos para o local errado.
A raiz do documento é uma parte da arquitetura de arquivos do seu servidor. Você deve procurar se familiarizar com o restante do sistema de arquivos, mas isso está fora do escopo deste artigo.
FTP grátis: Cópia Segura (SCP)
A cópia segura (SCP) é uma ferramenta de transferência de arquivos de linha de comando muito simples e altamente configurável. O SCP usa o protocolo SSH, que é muito confiável e seguro assim que sai da caixa, portanto, é necessária uma configuração mínima para fazê-lo funcionar.
Secure File Transfer Protocol (SFTP)
Tecnicamente, o SFTP é como o FTP, mas é diferente. A parte “S” significa “Seguro” e usa uma porta diferente do FTP padrão. Porém, você pode usar o mesmo cliente FTP com o qual está familiarizado e reconfigurá-lo para SFTP.
FTP grátis: Git
Git é um sistema de controle de versão popular, mas você também pode usá-lo para publicar arquivos em seu servidor.
Usar Git para transferência de arquivos é preferível, se possível, porque você pode salvar algumas etapas extras. Com “ganchos”, você pode programar seu sistema Git para transferir arquivos automaticamente sempre que você “confirmar” seu código ou em qualquer ponto de seu fluxo de trabalho.
Para configurar esses ganchos corretamente, é melhor trabalhar em seu jujitsu de linha de comando, mas você também pode usar o site do Github.
FTP grátis: Gerenciador de arquivos cPanel
Para muitos usuários, o cPanel File Manager oferece a interface mais amigável para a transferência de arquivos. É fácil porque você pode marcá-lo diretamente no seu navegador. E tudo que você precisa para fazer o login é seu nome de usuário e senha cPanel.
Para acessar o gerenciador de arquivos, tudo que você precisa fazer é entrar no cPanel e selecionar o gerenciador de arquivos na seção “Arquivos”. Uma vez lá, você pode navegar facilmente em seu sistema de arquivos, fazer upload e download de arquivos.
FTP grátis: Pastas Locais
Além dos métodos de transferência de arquivos acima, você também pode usar seu navegador de arquivos local. No mundo do Mac, você deve estar familiarizado com o “Finder”, semelhante ao “Explorer” do Windows.
Seu sistema de arquivos local também pode conectar você aos seus servidores usando FTP, SSH ou outros protocolos.
Em algum ponto ou outro, você precisará obter acesso aos arquivos do servidor. Para o uso diário, o gerenciador de arquivos cPanel é provavelmente a melhor opção. Mas se você tiver arquivos grandes, tente SCP ou SFTP.
Para sincronizar rapidamente arquivos menores entre dois servidores, o Git é a melhor opção. Gostou das nossas alternativas de FTP grátis? Comente abaixo. Até a próxima!