Tecnologia Internet

Hospedagem SSD vs HDD: Qual é a diferença

Hospedagem SSD
Hospedagem SSD
Written by Redação Multidea

Ao selecionar uma solução de hospedagem SSD rápida, você deve considerar muitos fatores. Entre eles: escolher o tipo certo de armazenamento.

Historicamente, as unidades de disco rígido têm sido o tipo de armazenamento mais comum disponível. Essas unidades existem há décadas e podem armazenar grandes quantidades de dados a um custo muito baixo.

Artigos relacionados

Nos últimos anos, as unidades de estado sólido (SSD) ganharam popularidade crescente, especialmente para hospedagem dedicada.

Ao selecionar um serviço de hospedagem, saber a diferença entre armazenamento SSD e HDD pode ajudá-lo a tomar uma decisão informada que atenderá melhor às suas necessidades de negócios.

Hospedagem SSD vs HDDs: o que é mais rápido?

Ao comparar a hospedagem SSD com uma solução de hospedagem que usa HDDs, a velocidade geralmente serve como um fator determinante.

A hospedagem SSD é 20x mais rápida do que servidores com armazenamento HDD.

Por velocidade, queremos dizer a velocidade na qual seu servidor pode armazenar e acessar dados e servi-los aos visitantes.

Os HDDs consistem em um disco de metal com revestimento magnético que armazena seus dados. Um braço de leitura paira sobre o disco, armazenando e extraindo dados conforme necessário.

Quanto mais rápido o próprio disco gira, mais rápido ele pode armazenar ou acessar dados. Infelizmente, o disco só pode girar tão rápido antes de falhar, limitando a velocidade da unidade.

Os SSDs, por outro lado, não possuem partes móveis. Eles fornecem o mesmo tipo básico de armazenamento, mas podem ler e gravar dados com muito mais eficiência.

Ao contrário dos HDDs, que possuem partes mecânicas móveis, os SSDs armazenam informações em microchips, semelhante a um pen drive ou cartão de memória.

Como resultado, eles não precisam de energia para “girar” e não têm limitações mecânicas que impeçam sua velocidade.

Isso significa que eles podem armazenar e acessar dados muito mais rápido do que suas contrapartes giratórias.

Como os SSDs fornecem dados significativamente mais rápido do que os HDDs, a hospedagem SSD oferece um site que carrega 20 vezes mais rápido.

Isso pode afetar fatores como classificação em mecanismos de pesquisa, experiência do usuário, taxas de conversão e, geralmente, ajudar seu site a ter mais sucesso.

Hospedagem SSD: Segurança e confiabilidade de dados

Para qualquer empresa, manter seus dados seguros e acessíveis é essencial. Como os HDDs têm peças móveis, o risco de falha continua sendo uma possibilidade cada vez maior.

A falha da unidade, por sua vez, pode levar à corrupção e perda de dados. A maioria dos provedores de hospedagem atenua esses riscos usando sistemas de backup, mas o risco de perda de dados ainda existe, especialmente para sites dinâmicos e aqueles com tráfego intenso.

Em comparação, no entanto, os SSDs não utilizam peças mecânicas móveis, o que os torna muito menos sujeitos a falhas.

Embora os SSDs possam eventualmente se desgastar e perder desempenho após muitos anos de uso, eles têm uma expectativa de vida muito mais longa do que os HDDs.

Diferença de custo SSD vs HDD

Como uma tecnologia mais recente do que sua contraparte giratória, os SSDs tendem a custar mais do que os HDDs.

No entanto, conforme as taxas de adoção de SSDs aumentam, a diferença de custo começa a se nivelar. Alguns dos provedores de hospedagem mais inovadores já fizeram a mudança, oferecendo soluções de hospedagem SSD.

Mas, vale a pena investir em um site com SSD, afinal, a grande maioria do mercado já atua dessa forma, sendo necessário para quem quer realmente se destacar.

Caso você ainda trabalha com HDD, considere a mudança para SSD, isso porque seus concorrentes provavelmente também já fizeram essa mudança!