Nova ferramenta desenvolvida pela empresa, baseada em inteligência artificial (IA), promete transformar a experiência de busca.
Nos últimos meses, o Google tem anunciado uma série de mudanças para seu mecanismo de busca, prometendo aprimorar a forma como responde a perguntas mais complexas. A principal novidade, divulgada no início de março, é a introdução do “Modo IA” (AI Mode), um modelo experimental que usa inteligência artificial para entregar respostas mais completas e contextualizadas.
A ferramenta, que está em fase de testes dentro da plataforma Search Labs, utiliza a técnica de query fan-out para realizar múltiplas buscas simultâneas sobre um tema, explorando subtópicos e diversas fontes de dados. Os resultados são organizados pela IA em um resumo detalhado, oferecendo uma experiência diferente da busca tradicional.
No entanto, o Google ressalta que, sempre que a IA não tiver “alta confiança” na qualidade e na utilidade das respostas, ela será fornecida exibindo um conjunto de resultados de pesquisa na web.
A nova ferramenta também visa tornar as interações mais intuitivas, semelhante ao que ocorre com chatbots como o Gemini e o ChatGPT. As pesquisas poderão ser digitadas, inserindo a pergunta na barra do Modo Ask AI, próximo à parte inferior da tela, ou feitas por voz, tocando no símbolo de microfone.
A evolução da busca por IA deve impactar diretamente as estratégias de otimização para os mecanismos de busca (SEO, na sigla em inglês). Para o editor e gerente de conteúdo da Experta, Clecius Campos, dois fatores já estão influenciando o aumento de pesquisas com termos long tail (de cauda longa).
“Um deles é a relação que o usuário tem desenvolvido com inteligências artificiais como o ChatGPT, o Gemini e o Copilot. Essas ferramentas são conversacionais e acabam suscitando buscas mais elaboradas; é como os prompts funcionam para que as IAs entreguem respostas mais apuradas. O segundo fator é a busca por voz. É mais fácil fazer uma pergunta complexa quando você fala com o Google e isso gera termos de pesquisa mais longos”, explica.
A crescente integração de IA nos buscadores exige que as empresas adaptem suas estratégias para garantir visibilidade nos novos formatos de pesquisa. De acordo com estudo da Gartner, até 2028, o tráfego de pesquisa orgânica das marcas pode cair 50% ou mais, à medida que consumidores migram para plataformas de busca direcionadas por IA.
Pensando nisso, contar com uma agência de SEO pode ser fundamental para marcas que desejam manter um bom posicionamento. Além de otimizar conteúdos para consultas mais naturais e contextuais, Campos recomenda a produção e distribuição estratégica de material relevante em diferentes plataformas, visando garantir que as IAs reconheçam e priorizem essas informações nos resultados.
Google aposta em IA para manter liderança
O CEO do Google, Sundar Pichai, já havia adiantado em dezembro de 2024 que o mecanismo de busca da empresa passaria por grandes transformações até 2025, sendo, até agora, um dos maiores anos para a inovação em pesquisa.
As mudanças também chegam em meio a um cenário de crescente concorrência contra buscadores com IA integrada, como Perplexity AI e o próprio Bing, que viu um aumento de 15,8% no número de acessos após a introdução de sua interface baseada em IA, segundo dados da Reuters, enquanto o Google viu uma queda de quase 1% no mesmo período.
Durante uma teleconferência de resultados da empresa, Pichai disse imaginar o futuro das buscas com IA com o Projeto Astra, um sistema de IA multimoda da DeepMind capaz de processar vídeos ao vivo e responder perguntas com base no que está sendo exibido.
De acordo com o executivo, a próxima etapa do plano do Google é integrar recursos dessa ferramenta ao Search. Com essas mudanças, ele funcionaria como um assistente de IA, capaz de navegar na internet, examinar as páginas e retornar com respostas mais completas aos usuários.
Apenas assinantes podem acessar a AI Mode
Por enquanto, o AI Mode está disponível apenas para assinantes do Google One AI Premium, dentro do Search Labs. O plano, que custa R$ 96,99 por mês, oferece benefícios como 2 TB de armazenamento em nuvem e acesso a ferramentas de IA da empresa.
A big tech ainda não informou quando a nova ferramenta será liberada para o público geral, mas segue coletando feedback dos usuários para aprimorar o sistema antes do lançamento definitivo.