Negócios

Qual a diferença entre E-CPF e E-CNPJ?

Written by Equipe Multidea

Entender a diferença entre e-CPF e e-CNPJ é essencial antes de emiti-los com a Valid Certificadora. Embora ambos sejam certificados eletrônicos, suas funcionalidades possuem algumas distinções significativas.

Hoje, pessoas físicas e jurídicas podem contar com certificados digitais para facilitar atividades onlines e reduzir burocracias. No geral, o certificado permite a realização de assinaturas, acesso a programas governamentais e outras transações no âmbito virtual.

O que é E-CPF e quais as suas vantagens?

O e-CPF é a versão eletrônica do Cadastro de Pessoa Física. O documento digital permite a realização de diversas atividades online em que o titular pode assinar documentos, envio de imposto de renda, acesso a programas governamentais com facilidade e outras tarefas com validade jurídica e segurança.

Uma das principais vantagens do CPF digital é a praticidade e agilidade que ele proporciona, visto que o mesmo elimina a necessidade da assinatura de papéis e o deslocamento de um local para o outro, o que reduz custos de maneira significativa.

O que é E-CNPJ e qual a sua função?

O e-CNPJ é uma versão digital do Cadastro da Pessoa Jurídica. Ele tem como principal função validar a identidade de uma empresa no meio virtual, além de possibilitar a realização de tarefas empresariais de maneira facilitada.

Com o documento é possível acessar programas governamentais, assinar documentos como contratos e realizar outras atividades que exigem a identificação da empresa em questão.

Assim como o CPF eletrônico, o e-CNPJ também possui validade jurídica, o que significa que ambos podem ser aceitos por instituições bancárias ou educacionais, bem como por organizações e empresas.

E-CPF vs. E-CNPJ: qual a diferença?

O e-cpf e e-CNPJ são documentos eletrônicos com finalidades distintas. Suas principais distinções estão em quem cada um deles representa, pois enquanto o CPF eletrônico representa pessoas físicas, o e-CNPJ representa pessoas jurídicas:

  • e-CPF: assinatura de documentos, acesso a sites governamentais e envio de imposto de renda;
  • e-CNPJ: acesso a programas governamentais, emissão de notas fiscais e outras atividades.

Ainda que ofereçam validade jurídica e segurança, eles atendem a diferentes entidades. No caso de pessoas físicas, o CPF digital e no caso de pessoas jurídicas, o CNPJ eletrônico. Para uma escolha assertiva depende do que você deseja representar, uma empresa ou você mesmo.

Formatos de certificado digital

Os certificados digitais podem contar com diferentes formatos que incluem o A1, A3 ou em nuvem. Para escolher o formato correto, é necessário considerar suas funcionalidades e qual deles é mais vantajoso para seu caso. Os principais formatos incluem:

  • A1: armazenado em dispositivo móvel e pode ser utilizado apenas se instalado;
  • A3: armazenado em token ou cartão e pode ser utilizado em diferentes dispositivos;
  • Certificado em nuvem: armazenado em nuvem, basta ter acesso à internet para utilizá-lo.

Vale destacar, que alguns formatos são mais recomendados que outros para determinadas pessoas ou empresas. Um exemplo disso, é que enquanto o formato A1 é mais indicado para empresas ou indivíduos que não realizam muitas tarefas online, o certificado em nuvem é o mais recomendado para quem realiza muitas transações.

Como obter o E-CPF e o E-CNPJ?

Para obter documentos eletrônicos, é fundamental contar com uma certificadora confiável reconhecida pela ICP Brasil. A Valid Certificadora é uma empresa que pode contar para emitir certificados em diferentes formatos.

Ao acessar o site, você pode conferir todos os documentos e formatos que a Valid oferece e realizar a emissão com total segurança. Em caso de dúvidas, basta entrar em contato por meio de um dos canais de atendimento da empresa.

O CPF e CNPJ eletrônicos possuem algumas distinções, enquanto o e-CPF é voltado para uso de pessoas físicas no âmbito virtual, o e-CNPJ é voltado para pessoas jurídicas, que desejam garantir a segurança e validade jurídica ao realizar ações burocráticas. Considere a Valid Certificadora para obter o seu!