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Pequenos negócios pela internet podem ser alternativas de renda extra

Pequenos negócios pela internet
Pequenos negócios pela internet
Written by Redação Multidea

Modelo ganha força entre brasileiros que buscam autonomia financeira e flexibilidade de trabalho

A busca por alternativas para ganhar uma renda extra tem crescido no Brasil. De acordo com pesquisa divulgada pelo Instituto Cidades Sustentáveis, em parceria com o Ipec – Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica, no ano passado, 31% da população com 16 anos ou mais se dedicou a alguma atividade para complementar a renda nos 12 meses anteriores ao levantamento.

Entre as possibilidades, o empreendedorismo digital tem se mostrado uma alternativa. Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), embora não seja um fenômeno recente, a modalidade ganhou força nos últimos anos, principalmente durante a pandemia de Covid-19, quando as compras on-line se tornaram mais frequentes.

Somente entre 2019 e 2024, as micro e pequenas empresas brasileiras viram suas vendas on-line dispararem, passando de R$ 5 bilhões para R$ 67 bilhões. Os dados são do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), com base em informações da Receita Federal.

O avanço desse modelo de negócio está ligado às novas dinâmicas de mercado e à variedade de formatos que permitem gerar rendas pela internet. Entre eles, o comércio eletrônico que, de acordo com o MDIC, apresentou crescimento geral de 28,7% e de 76,3% para as MPEs, entre 2022 e 2024.

De roupas e acessórios a cosméticos e papelaria, há uma infinidade de produtos que podem ser oferecidos. A Serasa Experian destaca que ter uma loja própria on-line tem sido bem mais simples nos últimos anos, com plataformas que permitem criar um e-commerce sem a necessidade de saber sobre programação. 

Também é possível encontrar recursos como criador de logo grátis, que ajudam quem está começando e precisa desenvolver a marca sem grandes investimentos. A construção da identidade visual e a boa experiência de navegação são alguns dos aspectos indispensáveis na fidelização do consumidor, conforme destaca a Serasa.

Outra opção de negócio digital em alta, e que pode ser adotada por quem quer começar com poucos recursos, é o marketing de afiliados. De acordo com a Business Research Insights, esse mercado já movimenta mais de US$ 15 bilhões globalmente e deve atingir 63,87 bilhões em 2033.

Nessa modalidade, o empreendedor divulga produtos de terceiros e recebe uma comissão por venda realizada, podendo chegar até 20%, conforme o Sebrae. Entre as suas vantagens está a dispensa de estrutura: não há necessidade de estoque, logística ou preocupação com impostos e outros custos relacionados às mercadorias ou aos serviços.

Confira outras maneiras de complementar a renda pela internet

Além das lojas virtuais e do marketing de afiliados, existem várias outras formas de empreender digitalmente. O dropshipping, por exemplo, é uma estratégia que permite vender produtos sem manter um estoque. 

Nela, o lojista atua como intermediário entre o consumidor e o fornecedor, que se responsabiliza pela entrega. A Hostgator, especialista em hospedagem de sites, aponta o modelo como ideal para quem quer começar com baixo investimento e foco em marketing e atendimento.

Outra alternativa é oferecer serviços como consultoria, programação, design ou redação. Plataformas como Workana, Upwork e 99Freelas conectam freelancers a empresas que buscam profissionais especializados, inclusive no exterior. Segundo a Serasa, quem domina outros idiomas pode se destacar oferecendo tradução técnica, adaptação de conteúdo e legendagem de vídeos.

Para quem tem habilidades culinárias, também é possível investir em um delivery caseiro, vendendo refeições por aplicativos e usando planos que incluem entregador. Já para os que preferem rotinas mais flexíveis, há a possibilidade de participar de pesquisas on-line remuneradas, vender fotografias em bancos de imagem ou produzir cursos e videoaulas para plataformas educacionais.

Independentemente do ramo de atuação, o Sebrae destaca a importância da capacitação para oferecer um trabalho de qualidade. Ao se manter por dentro das novidades do mercado, o empreendedor consegue identificar oportunidades com maior facilidade, conhecer as melhores práticas de outras empresas, entender os desafios econômicos e, se preciso, ajustar seu planejamento de negócios.