Crédito da Imagem: Freepik
Muitos atletas procuram um whey protein de alta qualidade. Afinal, a proteína é de grande importância para a saúde dos músculos de atletas e frequentadores de academias, assim como para a recuperação muscular.
No entanto, são tantas marcas no mercado e produtos desenvolvidos, por variados fabricantes, que muitas vezes ficamos perdidos na escolha do whey protein ideal. Vamos descobrir agora como fazer uma escolha assertiva!
O que é o whey protein e seus benefícios?
O Whey Protein significa soro de proteína e é um subproduto que vem da proteína do soro do leite. É extraído durante o processo de pasteurização, filtragem, dentre outros processos industriais que indicam se o produto é de qualidade ou não.
Rico em aminoácidos e com alto valor nutricional, o whey protein se tornou o queridinho dos esportistas e muito indicado para quem frequenta a academia. Os maiores benefícios do whey protein são:
- Controle do colesterol;
- Ganho de massa muscular;
- Controle da glicose no sangue;
- Controle da pressão arterial;
- Fortalecimento do sistema imunológico;
- Auxílio na recuperação muscular;
- Melhoria da saúde dos ossos.
Além disso, o suplemento também garante aumento da saciedade e ajuda na recuperação muscular. Com isso, se torna um grande aliado para atletas dos mais diferentes nichos, de acordo com o objetivo desejado.
A importância da proteína para o ganho de massa muscular e recuperação
Os músculos são formados por células alongadas (fibras) compostas de água, gordura, proteínas e carboidratos. A principal função da proteína contida nos músculos é a reparação, construção e manutenção do tecido muscular.
Todas as vezes que o músculo recebe uma carga maior de esforço, as fibras musculares ficam lesionadas. E é a partir da recuperação dessas lesões que o músculo “cresce”. O corpo entende haver algum perigo e reconstrói o local afetado com mais fibras musculares.
A proteína tem uma função primordial nessa recuperação e consequentemente no ganho de massa muscular.
Tipos de whey protein
O principal em conhecer o whey protein é ter em mente quais são suas metas ao usá-lo. No mercado, existem 3 tipos de whey protein e você pode escolher o que mais se encaixa com a sua realidade e com seus objetivos.
Whey protein hidrolisado:
É um whey protein com partículas menores da proteína, de fácil absorção pelo organismo e distribuição no tecido muscular. Isso significa que a digestão é facilitada, evitando desconforto durante e após os treinos. São indicados para quem possui problemas gastrointestinais.
Whey protein concentrado:
É um whey protein com a totalidade da molécula proteica. É a fórmula mais bruta do whey protein contendo proteínas, lipídeos e carboidratos. Por possuir alta concentração de lactose não é indicado para intolerantes ou alérgicos à lactose. É um produto para quem escolhe qualidade e bom custo-benefício.
Whey protein isolado:
É um whey protein com baixíssima quantidade de lactose e gorduras, mas com alta concentração de proteína (pode chegar até 95%). É o mais indicado para os intolerantes ou alérgicos à lactose. A absorção pelo organismo é rápida e a sua ação é mais potente nos músculos. Indicado para quem precisa de altas doses de proteína diária, ganho de massa muscular e emagrecimento.
Como escolher o whey protein de alta qualidade?
O primeiro passo é saber qual é o objetivo que você busca ao consumir o whey protein. Agora, com o objetivo definido, você aprenderá como escolher o whey protein de alta qualidade para nunca mais errar e se arrepender.
Características de um whey protein de alta qualidade
As principais características de um whey protein de alta qualidade inclui a porcentagem da proteína, na qual precisa ter no mínimo 80% em sua composição e outros aditivos. Dentre eles, podemos citar:
- Aminoácidos: observe se o whey possui aminoácidos como leucina, valina e isoleucina que são aminoácidos de cadeia ramificada. Também observe a composição completa dos aminoácidos.
- Aditivos, corantes e aromatizantes: quanto mais natural a fórmula, maior sua qualidade. Veja se o whey protein possui muitos aditivos, corantes e aromatizantes.
- Gorduras: observe a quantidade de gorduras e principalmente as gorduras saturadas. Quanto menor for o índice de gorduras, melhor será o produto.
- Carboidratos e açúcares: seguindo a mesma ideia, quanto menor número de carboidratos e açúcares adicionados, maior a qualidade de whey protein. Um whey protein de alta qualidade não possui muitas adições de carboidratos e açúcares ou até mesmo zero adição desses compostos.
- Sódio: como o sódio faz mal à saúde e aumenta a retenção de líquidos, evite produtos com alto índice de sódio.
Tenha paciência na busca pelo seu suplemento para não se arrepender depois. Faça a leitura dos rótulos de forma minuciosa e atenciosa, seguindo essas informações citadas acima.
Marcas confiáveis de whey protein
É importante escolher marcas confiáveis que sejam regulamentadas pelos órgãos competentes. Não consuma suplementos de empresas sem regulamentação e sem selos de qualidade.
Dentre as marcas confiáveis de whey protein temos a 3VS, que fabrica e distribui seus próprios suplementos alimentares. A 3VS tem a missão de entregar qualidade, segurança e bem-estar.
Como combinar whey protein com outros suplementos?
Você pode combinar o whey protein com outros suplementos. Indicamos a creatina. A creatina oferece mais energia e maior resistência para os treinos, oferece mais água para as células musculares, melhora a cognição e auxilia na saúde dos intestinos, fazendo uma combinação perfeita com o whey protein de alta qualidade. E sim, você pode ingerir os dois ao mesmo tempo!
Consumir produtos de qualidade que irão fazer você alcançar seu objetivo desejado é imprescindível para sua qualidade de vida. Sabemos que não é tão simples encontrar um whey protein de alta qualidade e uma creatina com melhor preço. Por isso, quando falamos de preços baixos e qualidade, falamos da 3VS!